A Black Friday marca o início da temporada de vendas. Muitas empresas começam a oferecer produtos e promoções semanas do grande dia.
É aquela época do ano de novo … as Festas estão chegando, e se você tem um pequeno negócio de qualquer tipo e ainda não pensou em capitalizar sobre a Black Friday / Cyber Monday, você precisa seguir em frente.
Não importa qual seja o seu serviço ou produto, existe uma maneira de se conectar com seu público. Seja 15% de desconto no seu pedido, tudo ajuda, seja criativo com ele! Se houver um item ou serviço que não tenha vendido bem, reduza o preço. As pessoas vivem pela emoção de conseguir um bom negócio na Black Friday.
Este post vai ajudar você a se preparar para a loucura que está prestes a acontecer.
1. Mesmo que seja pequeno, ofereça algo: Não importa quão grande ou pequeno você seja, oferecer um desconto para Black Friday é melhor que nada. Não importa o que sua empresa tem a oferecer, uma forte temporada de vendas de férias on-line pode tornar seu ano inteiro um sucesso! “Esta época é crucial para a economia porque cerca de 30% das vendas anuais no varejo ocorrem entre a Black Friday e o Natal”.
2. Comece suas promoções mais cedo: Mas não cedo demais. O ponto ideal é tipicamente a segunda ou terceira semana de novembro. A ideia é preparar as vendas com antecedência e criar uma estratégia para que, quando for a hora certa, promover essas vendas seja um processo contínuo. Mesmo que seja apenas uma semana antes, se você tiver elaborado um plano estratégico para Black Friday e tiver pensado no futuro assim que publicar a venda, sua audiência ficará mais empolgada com o engajamento. Quer seja um e-mail ou através do Adwords, vale a pena o seu tempo e investimento.
3. Destaque visual – Conteúdo é tudo. Tente se colocar no lugar do consumidor, o que chamaria sua atenção e faria você morrer por um desconto? É o fim de semana do ano!
Aproveite o tempo para usar fotos, imagens, logotipos ou vídeos para capturar seu público conforme ele percorre seus feeds. Se você for fazer um anúncio pago / patrocinado, NÃO faça um sem um visual. Seu ROI (Return On Investment) diminui drasticamente e não vai te dar os resultados que você está querendo.
4. Consistência – Quando você cria seu conteúdo, mantenha a marca, o texto e a mídia consistentes em todas as plataformas nas quais você publica. Você pode ter que ajustar o texto para plataformas como o Twitter (aumentou de 140 para 280), mas a maioria dos usuários está em 2 ou 3 plataformas. Quanto mais eles veem e interagem com seu conteúdo (efeito de outdoor), mais provável é que comprem.
5. enviar e-mails antes e durante: Segundo Ometria , 20% das vendas totais da Black Friday vêm diretamente do e-mail. A caixa de entrada de todo mundo vai receber uma enxurrada de e-mails de vários varejistas on-line na Black Friday, por isso é importante destacar-se da multidão.
Por esse motivo, recomendo enviar e-mails para os grandes dias de vendas. Os títulos dos e-mails são fundamentais para se destacar na caixa de entrada. Seus assinantes estarão à procura de ofertas com antecedência, por isso, envie boletim promocional até o grande dia para exibir suas promoções e capturar compradores de última hora e compradores por impulso.
6. Formatação – As pessoas leem da esquerda para a direita e em grupos de 2 a 3 frases. Use o espaçamento para manter a atenção do seu público. As pessoas passarão direto por uma postagem muito longa. No espaçamento, você vai querer usar emojis para ajudar a aumentar o engajamento e o tempo de atenção. Isso é para todas as idades.
7. Novos Recursos de Mídia Social – Uma das muitas coisas que eu amo sobre Mídias Sociais é que está sempre evoluindo. Ao contrário de outras plataformas de mídia, está lançando novos recursos que as pequenas empresas e organizações precisam utilizar. Nos últimos 3 meses, houve muitas atualizações para o Snapchat, Twitter, Facebook e Instagram.
- Criatividade – OK, aqui está a VERDADE FRIA, o conteúdo que você cria não é para você. Ao rolar o conteúdo no feed de notícias (especialmente na Black Friday), você estará competindo com muitas outras empresas que vendem seu produto ou serviço. Analise algumas de suas postagens mais bem-sucedidas e gere ideias e campanhas para as quais seu público respondeu melhor. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto.
- Esteja preparado para o aumento de tráfego e solicitações de atendimento ao cliente – Nesses grandes dias de compras, você garante um aumento no tráfego. Certifique-se de que seu site possa lidar com o tráfego esperado e esteja pronto para uma tonelada de perguntas no atendimento ao cliente. Vai ser uma loucura, então prepare-se!
Equipe seus funcionários conforme necessário, ative o bate-papo ao vivo, atenda os telefones e antecipe o que os compradores podem perguntar. Atendimento ao cliente pode fazer ou quebrar uma venda e é imperativo na aquisição de clientes fiéis. Com o aumento do tráfego, não perca esta grande oportunidade de aumentar sua base de clientes!
12. Use temporizadores de contagem regressiva para criar urgência – Uma das maneiras mais eficazes de criar urgência é usar uma promoção de contagem regressiva. Incentivar seus clientes para concluir uma compra é imperativo durante a Black Friday. Aqui estão algumas ideias para promoções com temporizador de contagem regressiva.
- Contagem decrescente para uma data específica;
- Contador regressivo para exibir a quantidade de itens restantes;
- Cronômetro de contagem regressiva para exibir o tempo restante de uma promoção.
À medida que entramos nesta temporada de Black Friday, Cyber Monday, Natal, lembre-se de que Social Media é sobre ser “SOCIAL”. Interaja com seus clientes e reserve um tempo para mostrar por que eles deveriam fazer compras com você ou usar seu serviço. Se você tiver alguma dúvida sobre como fazer da sua Black Friday um sucesso, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo.