Este é o primeiro conteúdo da série de posts ”
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” que descrevem as habilidades e informações fundamentais que você precisará para alcançar o sucesso com o marketing de conteúdo. Embora essas postagens sejam mais adequadas para os iniciantes – que muitas vezes se esforçam para conectar os pontos à medida que examinam a enorme quantidade de informações disponíveis no marketing de conteúdo – os profissionais de conteúdo mais experientes podem se beneficiar de usá-los como listas de verificação para cobrir as bases necessárias.
Por onde começar
Aqui está uma pergunta que fazem o tempo todo: “O que eu preciso fazer para começar o marketing de conteúdo?” Simplificando, existem dois elementos essenciais para cada
Inserir link para o post – Desenvolvendo sua estratégia de marketing de conteúdo: o que você precisa saber
bem-sucedido:
- Uma compreensão do seu (s) objetivo (s)
- Uma declaração de missão
Esses dois elementos são fundamentais, não só porque eles ajudam você a decidir o conteúdo que você deve criar, mas também porque são ótimas lentes através das quais você pode examinar projetos de conteúdo de uma perspectiva corporativa e descobrir se há algo em particular que você não deveria fazendo.
Vamos explorar cada um destes em mais detalhes:
Compreender o (s) seu (s) objetivo (s)
O conteúdo nunca deve ser criado por sua própria causa. Em vez disso, ele precisa apoiar pelo menos um dos principais objetivos de marketing ou negócios. Considere as maneiras que você gostaria de um conteúdo proposto para ajudar seu negócio. Por exemplo:
- Você precisa aumentar a conscientização da sua marca?
- Você precisa criar sua lista de e-mail?
- Você precisa nutrir perspectivas ao longo da jornada do comprador?
- Você precisa converter seu público para clientes pagantes?
- Você precisa manter clientes e / ou aumentar suas compras (up-sell / cross-sell)?
- Você precisa converter clientes para evangelistas da marca?
Lembre-se de se perguntar constantemente: “Como esse projeto apoiará nossos objetivos de negócios?” Se você achar que o conteúdo que você planejou não apoiará esses objetivos, é provável que não seja uma prioridade.
Criando (e seguindo) uma declaração de missão
Como Joe Pulizzi discute em seu livro, Epic Content Marketing, uma declaração de missão descreve o motivo de uma empresa para existir – e as prioridades e perspectivas que mantém na busca dessa missão. Como tal, deve falar com três componentes de qualquer empreendimento de marketing bem-sucedido:
- O objetivo principal do público: o tipo de pessoa que você pode ajudar mais com seu conteúdo
- O que será entregue ao público: os tipos de informações que você fornecerá através do seu conteúdo
- O resultado desejado para o público: coisas que seu público poderá fazer depois de terem consumido seu conteúdo
Dica: Seu público nunca deve ser “todo mundo” – mesmo que você possa encontrar um caso de uso para todos. Seja o mais específico possível, e então conheça essa pessoa, assim como você se conhece. Você pode ter alguns públicos diferentes que você planeja segmentar com seu conteúdo, e está perfeitamente bem. Se você está se perguntando por onde “desenhar a linha”, considere se suas necessidades informativas são diferentes. Se forem, você provavelmente precisará considerá-los separadamente.
Um exemplo
Uma forma de avaliar o impacto dos esforços da sua equipe em determinar quais as mudanças que precisam ser realizadas para oferecer o melhor conteúdo e experiências possíveis para o público.
Seu objetivo principal pode ser construir uma lista de e-mail, pois é a espinha dorsal de tudo o que fazem. Assim, sempre que avaliar a viabilidade de uma nova ideia de conteúdo, se perguntem: perguntamos:
- Isso ajudará a avançar na prática do marketing de conteúdo (ou seja, fala sobre o nosso motivo de existência)?
- Será útil para nosso público-alvo?
- Isso nos ajudará a crescer e a manter nossa lista de e-mail ou a cultivar aqueles na lista para outras atividades (ou seja, isso nos ajuda a atingir nosso objetivo principal)?
É fundamental garantir que todos na equipe entendam quais são os objetivos e missão, então poderão trabalhar para medir os resultados que conseguiram.