Com a ascensão das mídias sociais, pode ser difícil encontrar um título cativante, mudando de público na mesma proporção em que você pisca. Conhecemos a luta e sentimos sua dor, e é por isso que queremos compartilhar nossas quatro principais dicas que ajudarão você na próxima vez que você estiver preso em uma rotina de copy para Anúncios do Facebook (ou de qualquer outro tipo).
Escrever é desvalorizado, e se você está lendo este post, você provavelmente concorda. As palavras são uma força poderosa que pode ser usada para construir uma ponte entre a conscientização e as vendas, e podem levar o público a uma jornada emocional pela qual ele pode não ter se inscrito.
Uma copy habilmente preparada tem a capacidade de afastar potenciais clientes da fase de lua-de-mel e oloca-los na categoria de fidelidade à marca.
1. Conheça seu público
A primeira coisa é conhecer seus públicos-alvo. Em comparação com a mídia tradicional, a mídia social permite segmentar seus diferentes públicos com precisão. Você não precisa mais usar um método de tamanho único que provavelmente deixa certos grupos de fora – você pode criar uma experiência personalizada para cada um dos seus segmentos. Você pode até mesmo segmentar seus segmentos – é o quão longe chegamos!
Embora a personalização de anúncios seja um grande marco de marketing, isso também significa que mais anúncios precisam ser gravados. Como resultado, pode tornar-se extremamente cansativo e difícil mudar de uma audiência para outra.
Ter uma noção de quem são seus públicos e do que eles precisam de ajuda pode transformar sua copy. Felizmente, você pode usar o poder do teste A / B para descobrir exatamente quais anúncios estão ressoando com seu público. É humor, manchetes ou perguntas retóricas? Às vezes, os dados falam mais alto que palavras – então arregace as mangas e comece a cavar.
Dica # 1 : Crie personas para seus grupos de público aos quais você pode recorrer quando estiver se esgotando em inspiração, ou melhor ainda, encontrar pessoas que combinem com essas pessoas e inicie uma conversa!
Dica # 2 : Em sua copy, deixe claro para o seu público que você sente suas dores e não tenha medo de mencionar o título do trabalho dentro do seu texto. Esta é uma ótima maneira de se destacar no feed de notícias e ter seu público pensando: “Ei, sou eu!”
2. Não economize nos visuais
As coisas boas são melhores juntas, e é por isso que sua copy e sua imagem precisam ser igualmente excelentes. O feed de notícias é cada vez mais competitivo, o que significa que você enfrenta o desafio de atrair a atenção do público em questão de segundos. Embora as imagens possam complementar sua copy, elas também podem juda-la. Se a conexão da mensagem ao visual for muito abstrata, talvez o seu público não tenha tempo de fazer a conexão com rapidez suficiente.
Tenha em mente que sua imagem e copy não devem existir independentemente. Em vez disso, eles precisam fortalecer um ao outro. Trabalhar de perto com o seu designer gráfico pode juda-lo a estar na mesma página e a ficar mais perto de consolidar suas visões criativas. Se você também está projetando os visuais, sempre peça uma segunda opinião para ter uma perspectiva. Nem todas as tarefas podem ser feitas isoladamente, embora possam ser muito mais convenientes. Se você realmente deseja criar um anúncio eficaz que cative seu público, você precisa dedicar seu tempo e trabalhar em seu próprio espaço – seu público não vai a lugar nenhum.
3. Mantenha-o simples
Manter a copy simples pode ser difícil, especialmente se você tem muito a dizer. Aceite que você não poderá descrever tudo sobre seu produto, serviço ou promoção em um anúncio. Em vez disso, pegue todas as informações que você tem e destile-as em uma única mensagem. Identifique qual é o objetivo da copy e descubra o que você realmente quer que seu público faça. Você quer que eles baixem um ebook? Inscreva-se para um webinar? Descubra e use frases de chamariz claras e curtas que orientarão seu público na direção desejada.
Agora para o desafio. Tentando incorporar todos os conselhos acima e ainda ser criativo… não é fácil, mas pode ser feito. Às vezes, ajuda escrever tudo no papel e perguntar a um de seus colegas qual texto ele prefere e por quê. Isso pode lhe dar informações valiosas sobre como os outros interpretam cópias que você pode ter pensado anteriormente que não poderiam ser mais diretas. Embora esse processo possa levar tempo e várias tentativas, a copy final escolhida será muito mais eficaz e valerá a capacidade do cérebro.
4. Não Se Venda
Aqui está a dura verdade. você está pronto para isto? As chances são de que seu público não se importe com sua empresa. O que eles se importam é como sua empresa pode ajudar a resolver seus problemas. Com isso dito, faça sua copy menos sobre você e mais sobre eles.
Ao se comunicar com seu público, você não precisa explicar quem você é e por que você é importante. Fale em vez disso sobre suas dores e mostre como você as resolve. Esforce-se para vender o sonho e ajude seu público a visualizar como seu produto ou serviço pode torná-lo melhor naquilo que faz.
Dica de bônus: Não tenha medo de usar você em vez de NOSSO. Sempre releia sua copy e preste muita atenção aos pronomes pessoais. Nunca é sobre você – é sobre eles.
Resumindo
A copy é um componente essencial, embora negligenciado, de toda a publicidade. Com as palavras certas, pode aumentar o interesse do seu público e torna a jornada de compra divertida! Da próxima vez que você estiver digitando anúncios no seu teclado, lembre-se dessas quatro dicas simples e crie uma copy que cause impacto.