Viu Jogos Vorazes? Um monte de crianças lutando por suas vidas em um ambiente em constante mudança. Você precisa se adaptar ao que está acontecendo atualmente ou você morre.
Comparar o cenário da publicidade com os Jogos Vorazes pode ser um exagero. Mas o fato é que nossa indústria está evoluindo como uma louca. As tecnologias lançadas nos últimos anos já estão afetando fortemente o mercado. Empresas que fornecem inovações estão aparecendo em um ritmo mais rápido do que nunca, interrompendo o mundo da publicidade como a conhecemos.
Estamos há poucas semanas de terminar 2018. Use esse tempo para examinar e repensar sua estratégia de marketing para o próximo ano.
Conheça as sete tendências de marketing mais poderosas ou….
- Autenticidade ganha. Sempre.
Como os consumidores estão cada vez mais desconfiados de propaganda e marketing, nem mesmo a autenticidade, mas até mesmo a honestidade brutal, estão se tornando críticas para as marcas.
A grande maioria dos consumidores (86%) afirma que a autenticidade é um fator importante ao decidir quais marcas apoiar (Stackla Report). Esse número é ainda maior entre os millennials. Como as pessoas depositam mais confiança nos seres humanos do que nas marcas, o marketing de influenciadores tem sido, e ainda é, tendência para o sucesso. Podemos ser cegos quando se trata de anúncios. Por outro lado, conteúdo autêntico, gerado voluntariamente por outros clientes, nos chama a atenção com facilidade.
Um dos maiores exemplos de como usar o UGC (User Generated Content) é fornecido pela GoPro. São quase 5000 vídeos postados on-line todos os dias com a hashtag #GoPro – de mergulho em falésias e paraquedismo vertical a filmagens de natureza selvagem e iniciativas ecológicas. Como eles conseguiram crescer esse engajamento? Enquanto o conteúdo de seus concorrentes simplesmente fala sobre lentes impermeáveis e níveis de metapixel, o conteúdo da GoPro glorifica a paixão, inspira e enche com admiração. Através do UGC confiável e envolvente, usado em todos os seus esforços de marketing multicanal, eles conquistam o coração dos consumidores (e as carteiras).
Faça um esforço para motivar seus clientes a compartilhar suas experiências com suas marcas. Isso certamente compensará, já que os consumidores são três vezes mais propensos a dizer que o conteúdo criado por um consumidor é autêntico comparado ao conteúdo criado por uma marca.
2. O vídeo ainda estará no topo da pirâmide
O vídeo ainda está ganhando a corrida do meio mais bem-sucedido de marketing em 2018 e isso deve continuar em 2019. Isso faz sentido, porque a média de atenção dos consumidores é curta, e a maioria das pessoas prefere assistir a um vídeo do que ler um post.
O vídeo ao vivo tem sido um grande fator em marketing porque conecta diretamente os consumidores engajados a produtos e serviços. Se você quiser chamar a atenção do consumidor, provavelmente os encontrará nas redes sociais. Plataformas como o Facebook Live deram aos profissionais de marketing a oportunidade de estar em face de seu mercado-alvo.
No próximo ano, os feeds de vídeo ao vivo continuarão a explodir, mas o aspecto importante daqui para frente será a originalidade. O vídeo interativo e o marketing de vídeo imaginativo que estimulam o engajamento do usuário superarão rapidamente o vídeo em prol de imagens em movimento. Os consumidores ficam entediados rapidamente – marcas que usam vídeo para engajar e excitar usuários vencerão.
A importância do vídeo não pode ser subestimada de acordo com a Hubspot. Basta adicionar um vídeo a um e-mail para aumentar a taxa de cliques em um escalonamento de 200 a 300%, e colocar um em uma página de destino aumenta a taxa de conversão em 80%.
Então, certifique-se de não ficar para trás na arena de vídeo. Em quase todas as áreas de marketing, supera outros meios. Analise suas atividades de negócios e desenvolva a melhor maneira de incorporar o marketing de vídeo à sua estratégia.
- Pesquisa por voz continua aumentando
Quase um terço das 3,5 bilhões de pesquisas realizadas no Google todos os dias são pesquisas por voz , com dispositivos de assistente pessoal liderando o caminho (TheeDesign, 2017) . Mais e mais pessoas usam o Alexa da Amazon, Siri da Apple e Google Assistant todos os dias. Como sua capacidade de reconhecer a fala humana melhorou significativamente, eles podem ser incrivelmente úteis tanto na busca de informações na Web quanto nas atividades domésticas.
Os quatro assistentes inteligentes – Siri, Cortana, Alexa e Google Now. Fonte
O que essa mudança para a pesquisa por voz significa para os profissionais de marketing? Principalmente, muito trabalho.
A pesquisa por voz difere da pesquisa típica em computadores ou dispositivos móveis. Ao abrir o Google no seu navegador e digitar sua consulta de pesquisa, você verá centenas de páginas de resultados de pesquisa. Não é tão difícil ser um deles. Mas quando você faz uma pergunta a Siri, isso lhe dará apenas alguns resultados. Muitas vezes, apenas um. Se o seu website é um deles, o CTR pode ser muito maior. Mas precisa estar lá em primeiro lugar. Portanto, adequar sua estratégia de SEO para pesquisa por voz é crucial.
Espera-se que a tecnologia de reconhecimento de voz cresça e melhore. Isso trará uma ruptura significativa para o mundo do marketing. Sempre focamos em SEO e otimização de UX e UI, mas quando não há tela, esses aspectos tornam-se irrelevantes. Como as empresas se adaptarão a essas mudanças? Por enquanto, não há resposta para essa pergunta.
A ComScore estima que, até 2020, metade de todas as consultas de pesquisa serão baseadas em voz. Compreender as nuances de busca por voz e implementá-las em sua estratégia de marketing vai ser definitivamente vale a pena.
- Micro momentos estão tomando conta de uma jornada do consumidor
Os consumidores de hoje são bombardeados por conteúdo, anúncios, ofertas, e-mails, notificações push e tudo mais. O tempo todo. Chegamos ao ponto em que simplesmente não podemos processar mais nenhuma informação. Como os consumidores americanos já gastam 3 horas e 35 minutos por dia em seus smartphones (eMarketer), as marcas e os profissionais de marketing têm muita dificuldade em atrair a atenção de seu público. É aí que entra o marketing micro momento.
O micro momento é um novo tipo de comportamento do consumidor, que ocorre quando as pessoas se voltam reflexivamente para um dispositivo, geralmente um smartphone, para agir de acordo com a necessidade de aprender alguma coisa, fazer alguma coisa, conhecer alguma coisa ou comprar alguma coisa. Há muitos tipos diferentes de micro momentos, como o momento do eu-quero-saber, o momento do quero-ir-momento, o momento do querer-fazer ou o momento do querer comprar. De acordo com a equipe de marketing de conteúdo do Google, Think with Google , os usuários experimentam “micro momentos” em média, 150 vezes por dia.
Por que os micros momentos são tão importantes? Porque as pessoas, em geral, tomam decisões instantâneas sobre o que comprar, onde ir ou em qual restaurante comer, o que lhe dá um espaço de apenas alguns segundos para chamar sua atenção. Micro momentos de trabalho, porque eles fornecem aos consumidores as informações certas exatamente quando eles precisam.
Fonte: Google
Em última análise, toda a jornada de decisão do consumidor é uma combinação desses micros momentos em todos os canais e dispositivos. As marcas de sucesso de amanhã serão aquelas que atendem às necessidades de seus consumidores nesses micros momentos.
- Mídia social assumiu
Existem 3.196 bilhões de usuários de mídia social global, o que equivale a 42% de penetração de mercado (Somos sociais) . Com números como esse, seu significado para a sociedade não pode ser ignorado – especialmente no mundo do marketing.
Como as mídias sociais se incorporaram ao cotidiano de quase todos, entender as mudanças implementadas nas redes sociais é essencial para as empresas. E isso muda muito. As tendências sociais mais populares atualmente são vídeo, automação e influenciadores, mas há muito mais. Aproveitei para analisar o cenário atual de mídia social e identifiquei as tendências cruciais para 2019. Eu coloquei minhas principais descobertas neste artigo .
O que você deve lembrar acima de tudo é que dominar uma única plataforma não é mais suficiente. Seus leads no Facebook não estão no YouTube e os do YouTube são diferentes daqueles que leem o conteúdo do seu site. Como tal, a chave para o seu sucesso é redirecionar o seu conteúdo em várias plataformas (relevantes).
A mídia social tem um grande impacto. Se você ainda não pensou muito em sua estratégia de marketing de mídia social, agora é a hora.
- A busca visual pode ser maior do que você pensa
O aprendizado de máquina está levando a pesquisa on-line para novos níveis, e não é apenas a pesquisa por voz que está em ascensão. Embora muitos tenham se concentrado no potencial de marketing de capturar perguntas de conversação feitas em assistentes pessoais, grandes marcas como Google, Pinterest e Microsoft têm se concentrado no desenvolvimento de um concorrente mais forte em SEO interativo: a pesquisa visual.
Como funciona a pesquisa visual? Quando o Google apresentou pela primeira vez seu Lens no ano passado, ele foi descrito como uma espécie de busca inversa. Em vez de digitar uma consulta de texto e obter resultados de imagem, você pode apontar a câmera do seu telefone para um objeto para encontrar informações baseadas em texto.
A pesquisa visual identificaria objetos dentro da imagem e, em seguida, procuraria por imagens relacionadas a esses objetos. Por exemplo, com base na imagem de uma cama, você poderia usar a pesquisa visual para comprar uma cama idêntica ou semelhante à da imagem.
Embora o acima pareça bastante incrível, a tecnologia que envolve a pesquisa visual ainda é limitada. Isso ocorre porque o aprendizado de máquina deve recriar o processamento de imagem da mente antes que ele possa efetivamente produzir um aplicativo de pesquisa visual viável. Não é só identificar uma imagem. A máquina deve ser capaz de reconhecer uma variedade de cores, formas, tamanhos e padrões da mesma forma que a mente humana faz.
Como 93% dos consumidores consideram os recursos visuais como o principal fator decisivo em uma decisão de compra (Kissmetrics), os motores de busca visuais estão destinados a revolucionar o setor de varejo.
Conclusão:
O cenário publicitário cresce continuamente, o que inevitavelmente leva a mudanças. Novas tendências de marketing vêm à tona ano após ano. Alguns deles ficam para reformular o setor; alguns deles desaparecem rapidamente.
Certifique-se de que você sabe como distingui-los. Faça sua pesquisa. E quando for necessário – adapte-se.