Quem é dono do seu próprio negócio ou está à frente da gestão de uma empresa precisa estar sempre atento a tendências que garantam mais e melhores resultados. E a novidade do momento é, sem dúvidas, o marketing de conteúdo.
Mas será que é possível mesmo vender mais com este tipo de estratégia? A resposta é sim. Veja a seguir sobre o que se trata, como fazer e como aproveitar o marketing de conteúdo para conseguir aumentar os lucros.
Antes de mais nada, vamos explicar o que é o marketing de conteúdo. Como o próprio nome indica, se refere à prática de produção de conteúdo para o seu público-alvo. Isso pode ser feito através dos mais diversos canais, tanto online quanto offline, mas na internet, tudo fica mais fácil.
Você pode produzir textos, imagens, vídeos e os mais diversos formatos. Mas é importante salientar que não se trata de publicidade ou da divulgação de seus produtos ou serviços.
Neste tipo de estratégia, o conteúdo deve ser relevante para seu público-alvo, atrair um número grande de pessoas e deixá-las sempre perto de sua marca. Blogs, redes sociais e o envio de newsletters são ótimos canais para que este tipo de trabalho seja feito.
Para que você consiga acertar em cheio o tipo de conteúdo que mais dá resultado, é preciso fazer uma pesquisa com seu público-alvo. Conheça quem são seus clientes, que tipo de interesse possuem e como isso pode se adequar às suas soluções de produtos ou serviços.
Se sua empresa vende roupas femininas, por exemplo, há uma boa chance de que seu público se interesse por moda, novidades e tendências do mundo afora e formas de se manter bonita utilizando peças específicas. O conteúdo a ser produzido pode, portanto, seguir esta linha, com dicas e novidades que podem ser encontradas em sua loja.
A maior vantagem do marketing de conteúdo é que ele atrai e mantém os clientes por perto. Atrai, porque se trata de algo que as pessoas buscam, através de sites na internet ou até por indicações de amigos.
E mantém por perto, porque quanto mais informações sua empresa oferecer, mais tempo seus clientes ou futuros clientes ficarão conectados aos seus canais, recebendo informações de sua marca ou empresa.
Esta relação construída garante fidelidade e uma sensação de segurança, de que sua marca realmente entende do que está falando e deseja oferecer algo a mais do que simplesmente a venda de um produto qualquer.
Ou seja, não há dúvidas de que o marketing de conteúdo traz resultados e é capaz de aumentar e muito o volume de vendas. Isso sem falar do valor agregado que é percebido pelo cliente, que com o passar do tempo vai ficando mais disposto a pagar mais, simplesmente pela relação construída com a marca.
Mas para que isso aconteça, é preciso que seja realizado um trabalho bem-feito, focado e profissional. Por isso, ou sua empresa contrata uma agência ou um profissional competente e especializado neste tipo de trabalho, ou investe tempo e dinheiro para pesquisar ela mesma o público, como ele funciona, e também para a produção de todo o conteúdo.
É preciso salientar também que de nada adianta publicar apenas um ou outro artigo de vez em quando. O marketing de conteúdo só traz resultados positivos quando é feito de forma constante, e ainda possibilita uma abertura de canal de comunicação entre clientes e empresa.