Geração de Leads não é novo. Literalmente SEMPRE existiu.
Na verdade, podemos rastrear todo o caminho de volta para os homens das cavernas indo de caverna em caverna para ter recomendações sobre os melhores materiais para caçar. Continuou evoluindo até que o homem das cavernas se tornou um vendedor, e de caverna em caverna para, de porta em porta!
Essa transformação foi impulsionada principalmente pelo crescimento exponencial da tecnologia, que permitiu aos profissionais de marketing e vendedores terem acesso a maneiras novas e melhores de atrair clientes em potencial e transformá-los em leads e, eventualmente, em clientes.
Podemos ver claramente que a geração de leads está em constante transformação. Então, como você pode usar essas informações para sua vantagem como profissional de marketing e impulsionar suas conversões de geração de leads?
Bem, primeiro você precisa entender qual será seu foco em geração de leads em 2019 e quais táticas podem ser usadas para se destacar e aumentar suas taxas de conversão com sucesso!
A geração de leads ainda é parte integrante da maioria das estratégias de marketing. Na verdade, 85% dos profissionais de marketing geram leads de alguma forma. No entanto, apenas 1 em cada 10 profissionais de marketing relatou que seus esforços de geração de leads são realmente eficazes!
A razão é realmente muito simples. Todos estão fazendo a mesma coisa, seguindo as mesmas estratégias e esperando grandes resultados. Mas, como Einstein disse (supostamente), a insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes, mas esperando resultados diferentes!
Então, ao invés de ir para o que não funciona e porque 90% dos profissionais de marketing não conseguem os resultados esperados, vamos ver o que você pode fazer para fazer parte dos 10% que fazem!
A pesquisa está constantemente mostrando que o futuro da geração de leads (e conteúdo em geral) é conteúdo visual. Ano após ano, mais profissionais de marketing estão percebendo como o conteúdo visual é vital e por que ele deve ser parte integrante de sua estratégia de conteúdo.
Um recente estudo de estatísticas de marketing de conteúdo visual mostra que 69% dos profissionais de marketing agora veem o visual como uma parte absolutamente necessária de sua estratégia de conteúdo (surpreendentemente, quase metade desses profissionais de marketing não segue o que pregam). Por que você acha que está se tornando tão vital?
Existem milhares de outros estudos e estatísticas on-line por profissionais de marketing, psicólogos e neurocientistas cognitivos que provam essa hipótese exata: o conteúdo visual é o futuro.
Isso nos leva à parte interessante: como exatamente os recursos visuais podem ajudar os profissionais de marketing a aumentar suas conversões de geração de leads?
Vamos ver 3 maneiras principais de fazer isso.
1) Usando recursos visuais para atrair clientes potenciais ao seu negócio.
2) Usando recursos visuais para gerar mais leads para o seu negócio.
3) Usando recursos visuais para fechar uma venda e obter um novo cliente para o seu negócio.
Vamos começar com o primeiro ponto.
- Usando Visual para atrair mais tráfego
Se você deseja atrair novos clientes para o seu negócio, primeiro é mais fácil para eles encontrar você! Vamos nos concentrar em uma das principais maneiras pelas quais os clientes em potencial podem descobrir o seu negócio: mídias sociais.
Os profissionais de marketing usam as mídias sociais de várias formas, como podemos ver, mas, em poucas palavras, você gostaria de usá-las para aumentar sua exposição e estabelecer-se como uma “autoridade” em seu domínio específico. Isso convencerá os clientes potenciais a realmente seguir suas ideias, confiar em sua marca, compartilhar seu conteúdo e até mesmo se tornar leads e / ou clientes eventualmente!
De acordo com um relatório da indústria de marketing de mídia social de 2018 , um escalonamento de 80% dos profissionais de marketing usa conteúdo visual em seu marketing de mídia social. Isso não é surpreendente, dada a popularidade de plataformas voltadas para o visual, como Instagram e Pinterest, que capitalizaram os fatos de conteúdo visual que destacamos anteriormente.
Conteúdo visual (seja uma imagem, GIF, infográfico, gráfico, etc.) aumenta o engajamento em 120-180%! Também aumenta o desejo de ler o conteúdo em 80%. Isso significa que você não apenas obteria mais cliques (o que permite educar seus clientes em potencial), mas também mais exposição (que leva a mais tráfego / exposição) e, por sua vez, aumentaria significativamente seu ROI de marketing de conteúdo.
Mas esse não é o único benefício. Ele também leva você a ter um melhor desempenho nos mecanismos de pesquisa (que é o outro ponto em que as perspectivas podem encontrá-lo). Mais cliques, compartilhamentos, tempo na página e outros fatores melhorariam sua classificação de pesquisa no Google e em outros mecanismos de pesquisa, o que, por sua vez, leva a mais clientes em potencial!
- Usando visual para gerar mais leads
Usar recursos visuais para atrair clientes potenciais é ótimo, mas é mais um jogo de longo prazo. Leva tempo para aumentar sua autoridade nas mídias sociais e ainda mais tempo para começar a alcançar uma alta classificação no Google. Então, como você pode usar o conteúdo visual para beneficiar o marketing de sua pequena empresa hoje?
Bem, em poucas palavras, você precisa oferecer às pessoas um incentivo atraente para lhe dar seu e-mail, número de telefone ou outras informações de contato (e se tornar um líder). Na maioria dos casos, esse “incentivo” é um conteúdo, como um e-book, um webinar, um relatório, etc.
O tipo de conteúdo que você oferece depende principalmente de sua empresa e de quem é seu público-alvo, mas aqui estão os tipos de conteúdo que produzem leads com as maiores taxas de conversão de clientes: relatórios, vídeo, conteúdo, webinars, white papers e infográficos.
Agora que você entende como nós, humanos, somos criaturas visuais, é importante usar o conteúdo visual a cada chance que você tiver. Seja visualizando lindamente os dados em seus relatórios / white papers, adicionando mais ícones / imagens à sua postagem no blog ou criando conteúdo de vídeo para oferecer suporte às suas páginas de destino, o conteúdo visual é realmente um divisor de águas em seus projetos de geração de leads.
Não tome minha palavra, um estudo do Wordstream mostra que adicionar um vídeo à sua landing page pode aumentar sua conversão em 80%! Como um especialista em marketing disse uma vez: “se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale mais que mil fotos!”.
- Usando Visual para fechar mais vendas
Isso nos leva à última parte do processo de geração de leads: educar seus leads e transformá-los em clientes. Em outras palavras, a fase de nutrir o funil.
O principal objetivo dos profissionais de marketing nesse estágio é educar seus leads, ganhar sua confiança e mostrar a eles exatamente como seu produto / serviço pode resolver seus problemas únicos.
Na maioria dos casos, você cuida de seus clientes enviando-os e-mail ou fornecendo conteúdo que pode ajudá-los a obter mais informações sobre sua empresa. Existem algumas táticas e hacks que você pode usar neste estágio para aumentar sua taxa de conversão.
A primeira é fornecer aos seus leads uma lista de verificação ou cronograma em seu primeiro e-mail para acompanhar claramente seu progresso e mostrar a eles quais são os próximos passos.
Uma segunda estratégia é fornecer aos seus clientes conteúdos de vídeo para cada etapa da jornada com o produto. Isso pode ser feito com a criação de vídeos de ajuda ou seminários on-line que respondam às suas perguntas e forneçam valor real e insights que atendam às suas preocupações exclusivas.
Em geral, você gostaria de aproveitar o que aprendemos acima e usar recursos visuais, de qualquer tipo, para alimentar seus leads e fechar a venda!
Resumindo, o conteúdo certo, direcionado às pessoas certas, com os recursos visuais adequados, acabará disparando suas taxas de conversão e o diferencia do excesso de conteúdo disponível on-line!
Conclusão
Nossos cérebros são projetados para processar imagens, não texto. De fato, 93% de toda a comunicação é visual, e é precisamente por isso que o conteúdo visual atrai nossa atenção e, por sua vez, afeta nossa atitude e comportamento. Os profissionais de marketing que entendem isso podem usá-lo como sua arma secreta. Afinal, o uso de conteúdo visual em todas as etapas do processo de geração de leads continua sendo a maneira mais fácil e eficaz de aumentar suas taxas de conversão e ganhar mais vendas!