Uma das maiores vantagens do marketing de mídia social é poder transmitir para um público enorme. O Facebook sozinho tem na ordem de 2,2 bilhões de usuários ativos mensais, e praticamente não há teto para quantos públicos você pode usar.
No entanto, aumentar o número de pessoas que você alcança nem sempre é o melhor curso de ação. Em vez disso, é melhor segmentar seu público por diferentes dimensões, incluindo motivação, para que você possa se concentrar neles individualmente e gerar compromissos mais relevantes.
Exemplos de segmentação
A segmentação de audiência é um conceito importante em marketing, mas, caso você não esteja familiarizado, ela se refere a qualquer esforço projetado para se concentrar em uma subseção de seu público principal de cada vez. Se você está segmentando por motivação, isso significa que você está se concentrando em um grupo de usuários com base no motivo pelo qual eles podem interagir com você.
Por exemplo, se você estiver criando conteúdo para pessoas que planejam despedidas de solteiro, você pode segmentar esse público enfocando aqueles que desejam uma festa limpa e aqueles que desejam uma experiência mais atrevida. Se você estiver criando conteúdo para os proprietários de empresas, poderá diferenciar entre aqueles que se tornaram empreendedores para se aposentar cedo e aqueles que desejam criar um legado para sua família.
Por que os segmentos motivacionais são importantes?
Então, por que esses segmentos são importantes?
- Relevância. Primeiro, você poderá criar conteúdo mais relevante para o segmento em questão. Os melhores produtores de conteúdo não criam, ao acaso, qualquer conteúdo que desejem – eles estão lidando diretamente com as necessidades e desejos de seu público. Familiarizar-se com uma subseção de seu público permite que você crie conteúdo especificamente adaptado a eles, o que pode aumentar seu envolvimento e gerar melhores resultados.
- Concorrência. Mais de 70% das pequenas empresas estão usando mídias sociais, o que significa que você vai enfrentar uma tonelada de concorrência. Restringir seu público a segmentos mais específicos significa que você enfrentará menos concorrência, o que pode aumentar seus resultados totais.
- Analytics. Ao criar segmentos de mercado diferentes, você também poderá reunir dados mais específicos para cada um desses segmentos. Supondo que você tenha uma boa estratégia de análise, você deve ser capaz de usar esses segmentos para coletar insights mais específicos, eventualmente usando estratégias melhores e melhores para atrair seus seguidores.
Definindo seus segmentos
Um dos maiores desafios que você enfrentará é definir seus segmentos, tanto para descobrir como diferenciar seus segmentos de público-alvo quanto para determinar quais tipos de conteúdo funcionarão melhor para esses públicos-alvo. Uma tática eficaz é conduzir pesquisas para seu público mais amplo, perguntando por que elas seguem sua marca e quais tipos de conteúdo gostariam de ver no futuro. Você também pode monitorar suas análises mais de perto, avaliando quais ações seus seguidores realizam depois de se familiarizar com sua marca (como comprar produtos específicos ou visitar páginas específicas).
A partir daí você precisará experimentar diferentes tipos de conteúdo e diferentes vozes até encontrar combinações que funcionem para cada um dos seus segmentos.
Aplicando seus segmentos
Naturalmente, você também precisará garantir que esses segmentos estejam obtendo seu conteúdo de forma adequada. Você pode aplicar seus segmentos de marketing nas mídias sociais com o seguinte:
- Filtragem de público. Muitas plataformas de mídia social agora oferecem a capacidade de segmentar nichos específicos de público-alvo, especialmente se você estiver utilizando publicidade paga . Você pode segmentar usuários com base na idade, na localização ou em interesses específicos ou com base em quais produtos eles estiveram interessados no passado.
- Hashtags e postagem de títulos. Você pode confiar em um processo mais manual usando títulos direcionados e hashtags. Por exemplo, se você está vendendo brinquedos e fazendo marketing para os pais, pode usar um título como “X Toys para manter sua criança estimulada intelectualmente” ou “Os X brinquedos que as crianças mais querem nesta temporada de férias” para comercializar a dois públicos completamente diferentes. Os seguidores se envolverão de maneira seletiva com qualquer título mais atraente para eles.
- Contas separadas. Se você quiser levar a sério o marketing para seus diferentes segmentos, crie uma conta totalmente segmentada. Isso requer mais trabalho adiantado e gerenciamento mais contínuo, portanto, não é viável fazer se você tiver muitos segmentos. Para um ou dois segmentos adicionais e um público grande o suficiente, pode ser perfeito. Apenas certifique-se de usá-los sob o guarda-chuva de uma única marca se quiser limitar a confusão e garantir um tom de voz geral consistente.
- Listas segmentadas. Você também pode usar as mídias sociais como uma maneira de segmentar seu público em diferentes listas de assinaturas de e-mail, onde você pode gerenciá-las ainda mais. A ideia aqui é usar títulos ou frases segmentadas para incentivar visitas a diferentes páginas de destino, onde você coletará endereços de e-mail em várias listas diferentes.
Quanto mais você entender as motivações de sua demografia ao seguir sua marca, mais oportunidades terá para comercializá-las especificamente. Leva tempo para compreender verdadeiramente esses segmentos de público e escrever conteúdo que eles apreciarão, mas, quando bem-sucedido, você se afastará da concorrência e nutrirá mais envolvimento com seus seguidores mais leais.