Não temos como falar de e-mail marketing se não falarmos de marketing digital, nutrição de leads e vendas ou marketing de conteúdo se preferir.
Conseguir fazer com que seus produtos vendam cada vez mais é o que toda empresa deseja, e para que isso aconteça, é preciso necessariamente ter sempre mais clientes também.
É preciso pensar um pouco sobre o assunto, se eu já tenho os clientes, o que falta então?
Relacionamento é a resposta! Além de ter muitos clientes, é preciso se relacionar com eles e manter sua marca na lembrança e fidelizar, ou seja, é preciso que eles estejam sempre em constante contato com seus produtos.
E uma das principais ferramentas para a fidelização de clientes é o e-mail marketing, mas atenção, não estamos falando de spam.
Para deixar mais claro, caso você não entenda ou não saiba, spam é um tipo de termo usado para os e-mails cuja quantidade é enviada para várias pessoas sem que elas tenham dado permissão para sua empresa faze-lo.
Como Usar Campanhas de E-mail Marketing Para Gerar Mais Vendas?
Qualquer que seja seu segmento de negócio, seja uma uma loja online ou prestação de serviços, não podemos deixar de usar o e-mail marketing para nutrir nossos clientes e leads com informações relevantes sobre suas necessidades e desta forma, sua empresa vai conseguir aumentar cada vez mais as vendas.
O uso adequado do e-mail marketing também é uma das chaves de sucesso para obter retorno, veja abaixo algumas dicas bem práticas e eficazes.
- Incentivar os clientes a fazerem avaliações de produtos e serviços através do uso de e-mail é a primeira dica, ou seja, quando um cliente faz esse tipo de avaliação o mesmo disponibiliza para você o contato e gera prova social para sua marca.
- Propor algum tipo de incentivo ou recompensa é outra forma bastante eficiente, como cupom de desconto ou e-books e infográficos é uma forma eficiente de gerar leads para sua base de e-mail e conquistar novos clientes.
- Procure ficar atento sempre as datas comemorativas, as pessoas prestam bastante atenção sempre que recebem uma lembrança nessas datas agregado de descontos e ofertas especiais.
Como Usar Campanhas de E-mail Marketing Para Seus Clientes Não Esquecerem de Você?
Quando pensamos em como fazer com que nossos clientes não nos esqueçam, é muito importante fazer uso de todas as ferramentas que temos a nossa disposição, principalmente no mundo virtual.
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes para gerar relacionamentos e criar boas amizades. Abaixo, algumas dicas de como fazer seus clientes permanecerem fiéis.
- Não é interessante que você compre uma lista de e-mails, ou seja, é preciso que você mesmo conquiste e construa uma lista de clientes fiéis e sólidos, já que ao comprar você não saberá exatamente como agir, já que você não os conhece e será repelido pela maioria dos contatos por estar praticando spam.
- Crie e-mails baseados na jornada de compra do consumidor, essa técnica vai garantir que você entregue conteúdo de acordo com o estágio que seu lead se encontra em seu funil de vendas e os resultados serão melhores.
- Seja moderado nos disparos, ninguém gosta de receber um monte de e-mails em sua caixa de entrada, principalmente se o conteúdo ofertado não gerar valor para ele.