Embora seja necessária uma grande variedade de habilidades para alcançar o sucesso do marketing de conteúdo, há um papel essencial que qualquer empresa que pretenda começar o marketing de conteúdo precisará preencher: o editor-chefe.
O marketing tradicional e as habilidades das redes sociais são certamente úteis para as organizações que procuram transformar sua máquina de marketing baseadas em campanhas e focadas em conteúdo. Mas as equipes também precisam de alguém que possa criar, gerenciar e medir os componentes de um plano editorial – um conjunto de habilidades que podem diferir muito do que os profissionais de marcas treinados possuem de forma intuitiva.
Esta sexta etapa da nossa série “Começando o Marketing de Conteúdo da sua empresa” aprofunda as habilidades necessárias para construir, implementar e executar seu plano editorial.
Juntando tudo: o editor gerenciador
O editor (que também pode ser chamado de gerente de marketing de conteúdo ou qualquer número de outros títulos de trabalho, para esse assunto) é a pessoa responsável por gerenciar todos os aspectos do fluxo de trabalho de marketing de conteúdo.
Embora esta não seja uma descrição abrangente do que o trabalho implica, o seguinte é uma quebra dos principais processos e considerações que o editor-gerente (juntamente com os membros de sua equipe) deve ser responsável conforme a empresa constrói e cumpre seu plano editorial:
Ideação e priorização de conteúdo: quando você é novo no marketing de conteúdo, pode ser difícil ter boas ideias para o conteúdo. No entanto, uma vez que você começa, você provavelmente encontrará mais ideias do que você pode implementar. Como tal, uma habilidade chave que você precisará ter em seu arsenal é a capacidade de organizar e priorizar todas as ideias de marketing de conteúdo geradas por sua equipe.
Taxonomia do conteúdo: o editor-chefe precisará desenvolver os “baldes”, ou grupos de áreas-chave que o seu conteúdo irá abranger. Em um nível básico, você pode usar esses tópicos para ajudá-lo a priorizar partes específicas de conteúdo – ou seja, se algo cai fora dos tópicos principais que você selecionou para o seu plano editorial, talvez valha a pena colocá-lo no back burner em favor de Conteúdo com valor estratégico mais imediato. Mesmo que ainda não tenha um plano de como você vai usar essa taxonomia, ela será a chave para organizar seu conteúdo e ajudá-lo a entender o que está funcionando – e o que não está.
Capacidade de encontrar e gerenciar escritores: os editores precisam saber onde encontrar os escritores certos para projetos de conteúdo e devem poder guiá-los através de seu processo editorial.
Fluxo de trabalho de conteúdo e agendamento: uma grande parte do trabalho do editor gerente é manter todos os projetos em trilha e mover tudo através do processo, desde ideação até publicação e além. Seu plano editorial deve delinear todas as etapas nesses processos, incluindo quem precisa ver cada conteúdo – e quais são suas responsabilidades para movê-lo para o próximo estágio de produção.
Compreensão básica de SEO e otimização social: Embora o SEO seja apenas uma pequena parte do marketing de conteúdo, é importante que o seu editor entenda os conceitos básicos para que cada parte do conteúdo que sua empresa publica seja otimizada para seus objetivos de marketing específicos.
Recursos de edição: mesmo se você tiver vários editores em sua equipe de conteúdo (ou seja, aqueles que se concentrarão em editar cada peça para o significado, precisão factual, estilo, formato, gramática, etc.), seu editor-chefe deve ser responsável por manter a qualidade e o valor do conjunto coletivo de conteúdo que você publica. Além de editar peças para lógica, fluxo e estrutura, isso envolve certificar-se de que o conteúdo fala sobre sua história e ponto de vista de marca abrangente.
Replicação de conteúdo: parte do trabalho do editor gerente é manter a eficiência da produção de conteúdo tanto quanto possível (ao mesmo tempo em que se concentra em qualidade, é claro). Em vez de produzir peças únicas de forma aleatória, conforme necessário, é útil ter um plano com antecedência sobre a forma como você irá reutilizar seus recursos principais para ampliar seu valor e alcance.
Medição: por último, mas certamente não menos importante, um editor precisa ser capaz de descobrir o que está funcionando e o que não está. (Lembre-se da taxonomia de conteúdo? Se você tem isso no começo desde o início, você poderá dizer quais os temas que ressoam e quais não.) Claro, qualquer plano que você implementar provavelmente precisará ser ajustado em de acordo com a forma como seu público responde ao que você publica.
Habilidades interpessoais
Embora as descrições acima possam funcionar como uma lista de verificação para ajudá-lo a entender as funções e responsabilidades básicas de um editor, há algumas “habilidades” que podem realmente ajudar seu plano de marketing de conteúdo. Ao encontrar a pessoa e cada organização precisa de algo um pouco diferente – aqui estão alguns dos traços que eu sugiro procurar:
Um amor pela aprendizagem: o marketing de conteúdo é um campo que está evoluindo rapidamente, de modo a manter-se atualizado com as tendências, precisa encontrar alguém que esteja sempre lendo, aprendendo e aplicando as novas habilidades que ganham. Lembre-se de que, às vezes, as melhores experiências de aprendizagem e os momentos mais inspiradores ocorrem quando você faz o esforço para sair de suas rotinas regulares.
Capacidade para inovar / experimentar / falhar: as melhores ideias muitas vezes não são as que mais custam, mas sim as que são mais criativas. E, para ser verdadeiramente criativo, você precisa estar OK com as falhas às vezes. Procure por alguém que esteja disposto a tentar coisas novas – e aprenda com erros inevitáveis.
Estar confortável ao trabalhar com tecnologia: há muitos sistemas envolvidos no marketing de conteúdo – do marketing por e-mail para plataformas web, para ferramentas de automação de marketing e mais – e mesmo assim um editor não precisa ser um mestre em tudo isso, ajuda a ter alguém que tenha uma compreensão básica de como essas ferramentas funcionam e estar confortável com a incorporação de novos sistemas em seus processos existentes.
A capacidade de se comunicar bem com outros: o marketing de conteúdo é muito trabalho em equipe, e um editor-chefe precisa se comunicar com muitas pessoas diferentes. Por um lado, você precisa de alguém que seja claro e diplomático. Mas essa pessoa também deve ser estratégica, de negócios e capaz de se comunicar e justificar programas com a gerência.
Eu adoraria saber de você: como você está organizando sua função editorial? Quais dicas você pode compartilhar? Pronto para tornar o marketing de conteúdo uma parte integrante das suas operações comerciais?