No post anterior, na nossa primeira publicação da Série “Começando o Marketing de Conteúdo da sua empresa“, discutimos dois elementos essenciais para começar o marketing de conteúdo. Seu objetivo (s) e declaração de missão são os melhores pontos de referência para medir o valor que seu conteúdo traz para sua empresa, mas para dar ao seu programa de marketing de conteúdo as melhores chances de sucesso, você precisará de uma estratégia documentada de marketing de conteúdo.
De fato, ter uma estratégia documentada é crítica, pois é um elemento central que separa os profissionais de conteúdo efetivos de seus pares menos efetivos. Aqueles com uma estratégia documentada de marketing de conteúdo:
- São muito mais propensos a considerarem-se eficazes no marketing de conteúdo;
- Sentem-se significativamente menos desafiados com todos os aspectos do marketing de conteúdo;
- Geralmente, consideram-se mais eficazes em seu uso de todas as táticas de marketing de conteúdo e canais de mídia social;
- Podem justificar gastar uma porcentagem maior de seu orçamento de marketing no marketing de conteúdo.
Aqui estão algumas perguntas comuns para ajudá-lo a começar a criar uma estratégia de marketing de conteúdo a partir do zero – ou melhorar o que você já tem.
Existe um modelo que eu posso seguir ?
Não há um “modelo” para criar uma estratégia de marketing de conteúdo, pois todas as empresas devem abordar esta técnica a partir de sua própria perspectiva única, com base em suas necessidades e requisitos específicos de marketing. No entanto, existem alguns elementos comuns que toda estratégia de marketing de conteúdo deve ter em comum (veja abaixo).
A minha estratégia precisa ser documentada?
Não é fundamental que você documente sua estratégia, mas algo quase mágico acontece quando você coloca a caneta no papel e documenta as especificidades. As conexões podem ser mais facilmente desenhadas, e ajuda a levar todos na mesma página.
Quais os tipos de informação que minha estratégia de marketing de conteúdo deve abranger?
Sugerimos incluir os seguintes componentes à medida que você desenvolve sua estratégia:
- Um plano de negócios para a inovação: isso é opcional, mas se sua organização não é usada para incorporar novos processos como o marketing de conteúdo em suas operações, talvez seja necessário começar por convencer suas partes interessadas para que possam inovar. Por quê? Simplesmente, isso lhe dá permissão para fazer o que é preciso para ter sucesso, mas cobre suas bases caso você falhe. Por definição, a inovação significa fazer algo que não foi feito antes – então não há como garantir o retorno do investimento (ROI) antes de ter a chance de experimentar. Ao incluir um plano de inovação em sua estratégia de marketing de conteúdo, você está assegurando que todas as expectativas estejam alinhadas.
- Um plano de negócios para o marketing de conteúdo: uma vez que sua organização concordou em experimentar, o próximo passo é construir o plano de negócios para o próprio programa de marketing de conteúdo. É importante notar: O caso de negócios não pretende descrever ROI garantido. Tentando empacotar ROI no marketing de conteúdo desde o início é um pouco como perguntar: “Qual é o ROI no seu sistema de telefone?” – você não saberá até que você comece a entender o quanto (e quão bem) será ser usado.
- Desenvolvimento de personagens e mapeamento de conteúdo: esta parte da estratégia ajuda sua equipe de conteúdo a reconhecer seus compradores como pessoas com necessidades informativas e os ajuda a criar conteúdo para abordar suas perguntas em cada estágio do ciclo de compra.
- Sua história de marca: Como parte de sua estratégia, você precisará determinar quais são seus “pilares de conteúdo” – em essência, as histórias que você quer contar. Isso será mais um quadro do que uma lista ou modelo de tarefas para todos, com o objetivo de ajudá-lo a desenvolver a melhor maneira de contar sua história (ou, talvez, ajudá-lo a descobrir o que falta na história existente da sua empresa).
- Um plano de canal: este componente se concentra em como você planeja “colocar” o conteúdo que você criou – ou seja, quais canais serão mais benéficos para seus esforços de distribuição de conteúdo?
Quer saber mais sobre o que o seu plano de marketing de conteúdo deve incluir? Entre em contato e solicite uma consultoria!