Com certeza você já sabe que as datas comemorativas ligadas ao consumo no Brasil, movimentam muito dinheiro e o Dia dos Pais é mais uma das oportunidades de você contratar uma agência para elaborar uma campanha focada nesta celebração.
Não tão rentável quanto o dia das mães, esta comemoração demanda esforços iguais para obter bons resultados. E não se engane, se as campanhas para elas são puramente emocionais, o foco nas ações para eles, serão direcionadas ao comprador, ressaltando a praticidade e necessidades do presenteado.
Outra coisa a ser levado em consideração ao pensar na campanha é que são direcionadas para as mamães e, portanto, as campanhas devem ser criativas e este perfil procura cada vez mais presentes que proporcionam experiência, por tanto, os comerciantes devem propor algo mais em seus produtos, que o torne especial.
Você sabe o que seu público-alvo enxerga como Promoção?
Nós brasileiros adoramos uma promoção certo? Sim, está correto, mas de acordo com estudo realizado pela Newstyle, promoção é sinônimo de desconto, oferta. E por esse motivo, preparamos este post para dar alguns insights de como sua empresa pode criar promoções para o dia dos pais e aproveitar esta data para dar uma aquecida nas vendas, e de bônus, ainda fidelizar seus leads.
E falando de brasileiros, quando o assunto é promoção, para o consumidor é importante perceber que estão levando algum tipo de vantagem neste tipo de compra e sair no lucro, ou seja, perceber que estão pagando menos ou que estão ganhando algum tipo de benefício e isto é um fator histórico e cultural de nosso país.
Relação das mecânicas de promoção por idade
As promoções precisam respeitar as individualidades das pessoas. Cada mecânica é percebida de forma diferente pelos consumidores, de acordo com a fase da vida que cada um se encontra.
- 28 a 37 anos
Essas pessoas também têm como mecânica mais experimentada o Compre e Ganhe (mesmo produto) – 77%. As mecânicas de Sorteio (urna) e Sorteio (cadastro) também são destaques na experimentação desse grupo, sendo as únicas mecânicas mais experimentadas por essas pessoas do que por qualquer outro grupo (54% e 30%, respectivamente).
- 38 a 47 anos
Além do Compre e Ganhe (mesmo produto), as mecânicas mais preferidas por essas pessoas são Achou, Ganhou – 71% – e Compre e Ganhe (brinde) – 65%. A mecânica de Achou, Ganhou é característica marcante dessa faixa etária por ter a maior discrepância da média, que é de 61%.
- Mais de 48 anos
A mecânica mais experimentada, o Compre e Ganhe (mesmo produto) também é a preferida desse grupo – 79% – juntamente com Compre e Ganhe (brinde) – 75% – e Self Liquidated – 65%. Essas mecânicas são mais presentes nas listas de preferência desse grupo do que em qualquer outra faixa etária.
6 modelos de promoção e descontos para vender mais na internet
O crescimento do comércio eletrônico no Brasil se reflete no ticket médio das lojas virtuais, cada vez mais alto. Seguindo essa tendência, a grande quantidade de lojas virtuais, produtos e ofertas está tornando os consumidores cada vez mais exigentes e escassos. Daí a necessidade de criar promoções para engajar e fidelizar esses usuários
1 – Promoção com frete grátis
O frete grátis, quase sempre usado para a primeira compra, é o que muitas vezes faz com que o consumidor opte por escolher uma loja. Isso pode fazer com que o cliente volte mais vezes e gaste acima de determinado valor. Então oferecer frete grátis para as promoções de Dia dos Pais é uma ótima opção para atrair mais clientes.
2 – Descontos após cadastro sem conversão
Um bom trabalho de e-mail Marketing para recuperação do cliente que chegou até o checkout e não finalizou a compra apresenta resultado em mais de 50% dos casos no varejo. Oferecer um desconto especial para os leads parados na automação de e-mail marketing também é uma boa estratégia.
3 – Promoções casadas com as redes sociais
Que tal aproveitar que os internautas adoram tirar selfs e fazer vídeos e criar uma promoção para as redes sociais? A foto ou vídeo mais curtido pode ganhar um vale desconto. Este tipo de ação fará com que o cliente repita o compartilhamento mais vezes. Isso é muito válido, pois quem compra online costuma buscar referências nos amigos por meio das redes sociais.
- Desenvolva parcerias para agregar valor ao produto
A maioria dos homens gostam de uma boa partida de futebol e suas parceiras sabem disso. Logo um relógio que ainda oferece um voucher para a final do campeonato é mais que um presente do dia dos pais.
- Todo mundo gosta de tradição
Não tem nada mais tradicional do que gravata, meias, abotoaduras e canecas como lembrancinha de dia dos pais. Então porque não enviar junto com seu produto um desses itens? Temos certeza que o papai iria adorar ganhar um tablet com uma gravata de brinde.
- O que os pais de seus clientes gostam?
Não é nenhuma novidade que quanto mais se conhece o seu cliente, mais fácil dar opções de compra. Então é hora de realizar uma pesquisa publica na internet, em grupos de pais e até com sua base de clientes que são pais.
- O que você ganhou de Dia dos Pais nos últimos anos?
- Qual foi o presente de que mais gostou? Por quê?
- De quem você ganhou este presente?
- O que gostaria de ganhar este ano?
- O que não gostaria de ganhar este ano?
Seja criativo e boas vendas!
Se precisar de ajuda na criação de sua campanha, teremos um enorme prazer em ajuda-lo. Basta deixar seu contato aqui no formulário abaixo e entraremos em contato.