Por mais que a internet tenha passado a fazer parte do cotidiano de praticamente todas as pessoas, ainda existem muitos empresários e gestores que se perguntam se vale mesmo a pena investir parte de suas verbas em estratégias de marketing digital.
Pensando nisso, resolvemos preparar este artigo, demonstrando com clareza e acabando de uma vez por todas com todas as dúvidas que ainda rondam este assunto. Mas afinal, o marketing digital funciona?
É claro que sim. O novo consumidor, que sem sombra de dúvidas é o consumidor de sua marca ou produto, não inicia mais nenhuma decisão de compra sem antes dar aquela pesquisada online. E não importa mais a idade, o nicho ou qual é o local onde este seu cliente esteja. Possivelmente ele já tenha procurado por sua loja e – pela concorrência – antes de chegar a você.
Por isso, ao invés de perder vendas para quem está online, sua empresa deve se preparar para ser encontrada e encontrar novos clientes. Você sabe o que engloba o marketing digital?
O marketing digital nada mais é do que uma união de estratégias e ações de comunicação e desenvolvimento de mercado com foco na internet. Isso abrange, portanto, o site da empresa, anúncios feitos das mais diversas formas, a presença em ferramentas de busca e claro, os perfis nas redes sociais.
Quanto mais frentes online seu negócio tiver, melhor será para o aumento de vendas, já que será grande a probabilidade de ser encontrado por alguém que está procurando exatamente pela solução que você oferece, na hora certa.
A boa notícia é que você não precisa ficar preocupado com os custos. O investimento realizado online costuma ser muito menor do que o que é feito através dos meios considerados tradicionais, como, por exemplo, anúncios em jornais, rádio e afins.
Além disso, na internet, tudo pode ser personalizado e feito sob medida para sua empresa, mesmo que ela tenha um foco totalmente local e venda para um público muito específico.
Como começar a utilizar o marketing digital?
A melhor forma de começar a colocar em prática as estratégias de marketing digital é colocar no ar um bom site. Isso significa contratar uma empresa ou um profissional competente capaz de traduzir o que sua empresa busca em páginas bem organizadas, planejadas e com foco total na otimização para serem encontrado mais facilmente pelos buscadores, como o Google por exemplo.
Não adianta nada economizar neste sentido e muito menos arriscar preparar o site de qualquer jeito. Somente pessoas especializadas são capazes de utilizar todas as técnicas para fazer sua empresa aparecer organicamente nos buscadores, sempre que alguém estiver buscando.
Em seguida, é preciso começar a pensar em produção de conteúdo e em abrir canais de comunicação constante. Manter um olhar sempre atento é fundamental e a internet é o melhor meio para isso.
Através de ferramentas disponibilizadas de forma completamente gratuita, você pode ficar atento a tudo que acontece em seu site, quem está visitando e quais as palavras-chave utilizadas por quem chegou até lá.
Depois, é só apostar em anúncios de links patrocinados, em comunicação mais aberta nas redes sociais e aproveitar os benefícios que podem ser vistos tanto no curto quanto no longo prazo.