Desde a sua primeira utilização em 2007, a hashtag se espalhou do Twitter para quase todas as principais redes de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, Google+, YouTube e até mesmo o Pinterest, até certo ponto. Com hashtags generalizadas em todos os lugares, veja como sua marca pode usar hashtags com sucesso, em qualquer plataforma de mídia social.
# O que uma Hashtags faz
Hashtags têm vários usos e é crucial entender seu propósito. Você pode usar uma hashtag para melhorar a capacidade de pesquisa, para explorar as tendências, para criar uma conversa em torno de sua marca, injetar um pouco de humor em sua postagem (ou em todas elas ao mesmo tempo!). Tudo se resume aos seus objetivos.
# Habilidade de pesquisa
Vale a pena reafirmar: as hashtags melhoram sua capacidade de pesquisa. Nas redes de mídia social, onde existem milhares de informações para filtrar, os usuários geralmente procuram por certas hashtags que correspondem às suas demandas e desejos. Ao usar uma hashtag, você pode aproveitar uma conversa popular que seja relevante para sua marca e se tornar um colaborador-chave para a forma e as consequências dessa conversa. É uma maneira totalmente nova de pensar em categorização e uma ótima maneira de dar mais visibilidade aos seus posts.
A pesquisa por meio de bibliotecas de conteúdo, como o Inspiration no Socialbakers Suite, oferece ainda mais informações sobre quais hashtags e palavras-chave apresentam melhor desempenho.
# Começar Conversas
Ao criar uma hashtag para associar a um produto, campanha ou evento, você oferece aos usuários (e a você mesmo) uma maneira de manter uma conversa com sua marca. Por exemplo, a Domino’s iniciou com sucesso uma campanha no Twitter, onde cada vez que os usuários tweetavam a hashtag #vamosalmoçar, o preço de um tipo de pizza da Domino caía em um centavo no dia seguinte. 85.000 usuários participaram, e o preço caiu quase 50%.
# RI MUITO
Hashtags podem ser adicionados para valores cômicos – dessa forma, eles podem funcionar de maneira muito semelhante à piada. Enquanto você deve ser cuidadoso em ser ofensivo ou brega, algumas marcas tiveram muito sucesso.
# Muitas #Hashtags
Tenha cuidado com quantas hashtags você usa nas postagens da sua marca. Assim como o uso de muitas hashtags é geralmente considerado de má qualidade nos perfis pessoais, aplica-se duplamente às marcas. Abusar hashtags é uma prática ruim e pode ser uma grande bandeira vermelha para os usuários, independentemente da rede.
Foram analisadas as postagens de marca no Facebook e no Twitter em um período de três meses, e as descobertas confirmam esse consenso. De acordo com dados do Socialbakers, mais hashtags usadas no Facebook resultam em menos engajamento, enquanto usar apenas uma hashtag parece ser melhor do que não usar nenhuma. Por outro lado, as interações no Twitter aumentam quando as marcas estão no ponto ideal de três a cinco hashtags.