A automação de marketing permite que uma organização use o cliente e os dados operacionais que coleta para projetar campanhas mais eficazes e esforços de liderança. Ele permite que você tome decisões mais informadas em todos os canais – e-mail, mídias sociais e sites.
Fazer as melhores decisões ao exigir o mínimo de intervenção ou supervisão humana é o que torna uma plataforma de automação de marketing tão inestimável.
A automação de marketing permite que você ofereça mensagens personalizadas e ofertas individualizadas. Isso permite que você envolva melhor os clientes em diálogos interativos que ajudem a criar confiança e lealdade. É essencial para tirar o máximo proveito dos dados do seu cliente para melhorar as interações em todos os seus canais de marketing, monitorando e respondendo às mudanças nos comportamentos dos clientes.
Por que sua empresa precisa de automação de marketing?
A automação de marketing é uma forma de re-atribuir recursos valiosos e caros (pessoas) a tarefas de rotina que podem ser tratadas por processos automatizados (ou semiautomáticos). A automação pode expandir seu alcance de marketing sem aumentar o tamanho da equipe ao descarregar atividades de marketing, tais como:
Planejamento, criação e gerenciamento de campanhas. Você poderá criar campanhas mais rápidas e fáceis, mas porque a automação permitirá que você também crie muitas outras campanhas do que anteriormente, também precisará de uma maneira mais automatizada de gerenciá-las e testá-las de forma eficaz, seja campanhas simples de e-mail ou multicanal complexo, multimídia projetos.
Marketing baseado em modelos. A maneira de alcançar taxas de resposta mais altas e melhorar a segmentação por campanha é desenvolver melhores modelos usando análises que determinam misturas de produtos ideais, as melhores ofertas e, o mais importante, uma comunicação mais efetiva com seus clientes.
Personalização e reutilização de campanhas. Como as abordagens de automação de marketing utilizam um design modular, que lhe permite reutilizar, modificar e atualizar as atividades da campanha de forma rápida e fácil.
A automação mais completa dos seus esforços de marketing exigirá que você encontre maneiras de incorporar análises nos esforços da sua campanha. As capacidades analíticas, tais como agrupamento, segmentação, modelagem e otimização, significam que você pode desenvolver campanhas altamente segmentadas com base em informações adquiridas com o histórico de compras, a propensão e o potencial de lucratividade para citar alguns.
Automatização de marketing: por que você precisará de análise
A plataforma de software que lhe permitirá otimizar seus recursos precisará desses componentes importantes:
Uma maneira de integrar, aprimorar e acessar facilmente os dados relevantes do cliente. Você deve considerar que uma tecnologia de mapeamento de informações pode ajudar a identificar os dados do cliente que você precisa – dados sociais on-line ou dados de canais off-line. Os processos de qualidade de dados, como desduplicação, padronização, limpeza e adição, ajudarão a garantir que seus dados sejam precisos e confiáveis e prontos para análise.
Orquestração e interação de campanha. Há muitas maneiras que sua organização interage com os clientes e você provavelmente usa uma variedade de tecnologias para orquestrar essas interações – web, call centers, eventos ao vivo, dispositivos móveis, sociais, mídias de transmissão, e-mail e mala direta são apenas alguns desses tipos de interação. Para que a automação de marketing interaja com os clientes através desses pontos de contato, sua organização deve ser capaz de reagir a uma solicitação quando iniciada pelo cliente por esses canais. Aqui está um exemplo, se um cliente tomar uma ação em seu site, como abandonar um formulário da Web, você precisa dos recursos de orquestração para amarrar esse evento aos comportamentos recentes em seus canais e a capacidade de interação para abordar essa ação também.
Otimização e relatórios baseados em análise. É crucial ter a capacidade de agrupar e otimizar campanhas baseadas em regras comerciais ou de métodos analiticamente derivados para informar e melhorar as interações em todos os seus canais. Dessa forma, você pode monitorar e responder às mudanças nos comportamentos dos clientes de forma rápida e efetiva.
Suas campanhas são mais propensas a dar um desempenho inferior se forem baseadas na intuição ou no intuito. Se você estiver usando o software de automação de marketing, as pontuações de valor analítico tornam-se sua bússola de medição e a necessidade de marketing de aparência desaparece.
Quatro razões pelas quais você deve considerar uma solução de automação de marketing
Não importa onde você esteja no espectro de adoção – do marketing por e-mail baseado na segmentação rudimentar de clientes para o desenvolvimento de jornadas de clientes altamente complexas e contextuais usando análises guiadas – existem áreas onde você pode otimizar seus esforços. Aqui estão alguns pontos que você pode usar para ajudar a justificar o investimento em automação de marketing:
Mais campanhas, mais rápido. Os fluxos de trabalho automatizados orientados por processos tornam as campanhas mais fáceis de criar e gerenciar, o que é essencial se você estiver gerenciando dúzias (ou centenas) de campanhas.
Uma melhor segmentação melhora as taxas de resposta. Você deve procurar um software que priorize automaticamente quais clientes devem ser incluídos (ou excluídos) nas campanhas quando você tiver várias campanhas puxando de uma base de clientes comum.
Consolidação de dados. É importante obter os dados certos, onde e quando você precisar. Ao usar a tecnologia de mapeamento de dados, você pode acessar os dados do cliente que você precisa – sejam dados sociais on-line ou dados de canais off-line.
Processos de qualidade de dados – desduplicação, padronização, limpeza e adição – assegurem que os dados do seu cliente sejam confiáveis e prontos para análise.
Agilidade do cliente. Suas campanhas são mais propensas a dar um desempenho inferior se forem baseadas na intuição.
O novo foco de personalização é a personalização preditiva e contextual onde o conteúdo é fornecido ou as páginas personalizadas com base nos interesses do produto ou a qual etapa um cliente está no ciclo de compra. A automação de marketing tem valor para uma variedade de usuários de marketing – da CMO que deseja verificar resultados de relatórios de campanha para analistas de marketing que projetam e executam programas ou campanhas de marketing.