Sua empresa está preparada para 2019? Quatro etapas para uma estratégia de marketing de sucesso
Está na hora. Você executou ativamente seus planos de marketing de 2018 – e todos os dados precisam ser analisados para suas campanhas sejam bem-sucedidas de 2019.
Chegou a hora do planejamento de marketing.
Quando for planejar este ano, divida o trabalho em quatro etapas distintas, que contribuem para a criação de um plano abrangente, mês a mês, específico do canal. Este plano é projetado para ser uma luz orientadora estratégica. Seus detalhes podem ser facilmente atualizados ao longo do ano, com base no desempenho da campanha, necessidades de negócios e mudanças imprevistas no mercado, mas sua estrutura permanece consistente e serve para dar a toda equipe de marketing uma visão clara dos componentes de qualquer campanha.
Aqui estão os passos que deve tomar para um processo de estratégia de planejamento de marketing anual tranquilo.
1. Revisitar suas personas do comprador
Debater novas campanhas é a parte divertida, mas antes de sonharmos em grande escala, devemos nos ater às pessoas que mais importam: nossa audiência, nossos consumidores, as pessoas a quem nossas comunicações (idealmente) falam.
Sua persona mudou no ano passado? Suas necessidades mudaram? Eles estão enfrentando novos desafios? Eles têm objetivos diferentes?
Talvez sua própria indústria tenha visto alguma mudança. Isso afeta seu cenário competitivo ou as mensagens que seus clientes ideais podem ouvir de seus concorrentes?
Agora – antes de se comprometer com uma estratégia concreta – é a hora de revisitar e atualizar suas personas de comprador. As percepções que você obtém desse exercício moldarão seu brainstorming para melhor.
2. Aprenda a partir de 2018
O ano acabou, mas você tem muitos dados para trabalhar. Olhe para os três primeiros trimestres de 2018 e pergunte-se: o que deu errado, o que deu certo e o que poderia ter sido melhor?
Aprenda os dados durante essa etapa. Como seus anúncios digitais realmente funcionaram? Qual foi o seu ROI da feira? Quanto tráfego o conteúdo do seu website gerou?
Então, volte para suas personas. Com seus atuais desafios e oportunidades em sua mente, pense em quais canais são os que melhor ajudam você a se conectar com eles – e para os quais eles podem gravitar em direção ao próximo ano.
Você usará suas descobertas deste ano e insights sobre as pessoas que estão comprando para ajustar sua estratégia de canais para o próximo ano, se necessário.
3. Documente seus objetivos
É provável que você não consiga acertar suas metas de marketing enquanto dorme: aumente o reconhecimento da marca, aumente os negócios do cliente e gere leads. Mas quais são os seus objetivos de marketing, as condições específicas que você precisa cumprir para atingir suas metas?
Penso nos objetivos como os blocos de construção essenciais que, uma vez encontrados, se somam a um objetivo alcançado com sucesso. Por exemplo, se meu objetivo é aumentar o conhecimento da marca, um bom objetivo pode ser atingir 1.000 novos seguidores em redes sociais em uma data específica. A data é fundamental – quase todos nós trabalhamos melhor dentro do prazo!
Divida suas metas de 2019 em objetivos concretos. Esses objetivos deixarão claro onde você precisa investir seu tempo e energia em 2019, e quais canais fazem sentido para você se concentrar.
Não apenas cite seus objetivos; documente-os. Escreva-os em pedra, falar sobre eles internamente e configurar os mecanismos de responsabilidade necessários para mantê-los na frente durante todo o ano.
4. Planejamento de Marketing por Canal
Aqui é onde o brainstorming finalmente chega – e o plano vem junto.
Priorizando as necessidades de seus compradores e tendo em mente as coisas que você aprendeu a partir de 2018, imagine as campanhas que ajudarão você a atingir seus objetivos de marketing.
Se você está trabalhando com uma agência, essa é a parte em que eles vão embora com todos os seus dados e voltam com conceitos de conteúdo e criativo. Se você está lidando com as coisas internamente, meu conselho neste momento é pensar grande – você sempre pode voltar mais tarde.
Quando mapeamos o plano de comunicação de marketing de um cliente, fazemos isso por canal e dividimos as atividades em cada canal por trimestre e por mês. Normalmente, incluímos os seguintes canais, embora, na prática, possam parecer diferentes para diferentes setores e clientes.
- Marketing direto
- Publicidade impressa
- Publicidade Digital
- Website / blog
- Workshops / Webinars
- Mídia social
- Ofertas de Conteúdo
- Relações públicas
- Feiras / Eventos
- Comunicações internas
Para empresas de pequeno e médio porte, podemos criar um plano que documente todas as comunicações de marketing da empresa. Para empresas maiores ou empresas com vários verticais, criaremos um plano para cada produto, marca ou até mesmo campanha.
O mapeamento de campanhas por canal ao longo de um ano inteiro permite reconhecer padrões e sinergias que você talvez não tivesse visto de outra forma. Também ajuda a garantir que todos em sua equipe estejam na mesma página sobre o que está acontecendo.
Pronto para começar seu próprio processo de planejamento de marketing de 2019?