O que indica que o seu marketing de conteúdo está “funcionando?” Em geral, isso significa que ele está apoiando seus objetivos de marketing e negócios.
Na sétima etapa da série “Começando o Marketing de Conteúdo da sua empresa“, explicamos como você pode acompanhar o seu programa de marketing de conteúdo e, mais importante, como comunicar isso com sua equipe e gerenciamento.
Como rastrear KPIs básicos
Ao colocar seu programa de medição no local, comece por decidir com que frequência você coletará seus dados. Um bom cronograma para começar é medir a eficácia do marketing mensalmente embora possa assistir algumas métricas semanalmente apenas para garantir que os objetivos mensais permaneçam no caminho certo – especialmente para as métricas que podem ser modificadas rapidamente. Então, você quer criar uma planilha que documente e acompanhe o seguinte:
- Seus objetivos de marketing. Se você tiver vários, pode ajudar a colocá-los em ordem de prioridade. (Neste ponto, você deveria ter concordado com metas com sua equipe de gerenciamento, mas, se não tiver, agora é hora de chegar na mesma página.)
- Os principais indicadores de desempenho (KPIs) que você usará para medir a eficácia do marketing do seu conteúdo.
- Seu plano para reunir esta informação de desempenho.
- Quem será responsável por coletar e relatar esses dados.
Se a sua planilha de métricas é algo que você planeja compartilhar com outras pessoas em sua empresa (o que recomendamos), considere usar planilhas do Google ou outra plataforma compartilhada para que todos possam visualizar e fazer alterações, quando necessário.
Começando
A medição pode ser tão simples ou tão complicada dependendo de como você faz. Não mire simplesmente por causa de ter alguns números para apresentar à sua administração. Se você não tem certeza do que deveria medir, faça estas duas perguntas:
- Essas métricas suportam meus principais objetivos?
- Posso agir nessas métricas (ou seja, elas me fornecerão informações sobre como eu posso melhorar meu programa)?
Um exemplo
Um dos nossos principais objetivos pode ser obter novos assinantes de e-mail, pois esse objetivo é uma chave para o seu modelo de negócios. Acompanhar quantos assinantes têm, mas também aprofundamos dados como:
- De onde os assinantes estão vindo (por exemplo, SlideShare, nosso blog, webinars, etc.)
- Que tópico os trouxe para sua empresa (por exemplo, criação de conteúdo, estratégia de marketing de conteúdo, conteúdo visual, fluxo de trabalho, etc.)
- Percentagens de exclusão por mês e fontes de exclusão
Algumas dicas:
Faça da medida uma prioridade. Os processos de medição estão em constante evolução, e definitivamente leva tempo para rastrear, analisar e informar sobre o desempenho. Mas ao longo do tempo perceberá quão essencial é este ciclo de medição e otimização para ser bem-sucedido com o marketing de conteúdo de forma contínua.
Acompanhe conversões. Embora algumas métricas de vaidade (por exemplo, seguidores do Twitter, tráfego do site) sejam fáceis de rastrear, raramente são perspicazes, independentemente de outros dados. No entanto, é mais importante rastrear conversões para e-mail e tópicos de interesse. Isso ajuda a ajustar o plano de marketing de conteúdo em conformidade, de modo que tenha confiança de que está oferecendo aos seus leitores conteúdo que atenda seus interesses e expectativas.
Colecione métricas acionáveis. Apenas colete dados que deseja usar e tenha a capacidade de agir. Pode ser útil rastrear apenas suas métricas mais acionáveis, como assinantes de e-mail, taxa de engajamento de e-mail, tempo no site e registros de eventos, compras.
Quais dicas e ferramentas de análise você usa para acompanhar e medir o desempenho do seu conteúdo? A medição é um dos cinco elementos essenciais para executar operações de marketing de conteúdo escalonáveis .